"Meu filho foi diagnosticado com laringomalácia, e agora?"

2 dezembro, 2024

A laringomalácia é uma alteração na cartilagem da laringe que leva ao fechamento dessa estrutura do sistema respiratório durante a fase inspiratória.

Um primeiro ponte que quero trazer: A maioria dos casos não é grave e a criança melhora com o crescimento, não sendo necessário nenhum tipo de cirurgia. 

Tá, mas o que fechamento da laringe pode causar? 

Esse fechamento resulta em sintomas que estão correlacionados, são eles:

  • Obstrução intermitente das vias aéreas superiores (causa do ruído característico que é chamado de estridor)
  • Problemas de alimentação x ganho de peso
  • Retardo do crescimento pôndero-estatural
  • AOS - Apneia obstrutiva do sono (pausas na respiração durante o sono)

Uma forma de acompanhar a evolução da laringomalácia e auxiliar na escolha do tratamento é fazer uso da  polissonografia  (exame do estudo do sono).

Esse exame pode guiar as condutas fisioterapêuticas  e médicas, por exemplo, para decidir se é um caso cirúrgico ou não. Na laringomalácia, a polissonografia  é de grande utilidade porque a presença de AOS pode aumentar a gravidade dos sintomas, levando a uma transição da vigilância ativa para a intervenção ativa e mais frequente com terapia CPAP ou supraglotoplastia.


E sobre a gravidade da laringomalácia?

De acordo com os sintomas que a criança apresenta, a laringomalácia pode ser::

  1. Leve: apresenta apenas o estridor;
  2. Moderada: tosse, engasgos, regurgitação, dificuldade para alimentação;
  3. Grave: apneia, cianose, dificuldade de ganho pondero-estatural, hipertensão pulmonar, cor pulmonale.

A classificação pelo quadro clínico é quem determina a conduta/tratamento.

Apesar de ser um processo difícil, é importante manter uma equipe alinhada nos objetivos e formas de tratamento.

A fisioterapia e a fonoaudiologia caminham juntas nesse processo com o médico nas principais trocas de condutas.

Terapias com pressão positiva, estímulos sensoriais e estímulo da musculatura certa, fazem toda a diferença no curso do tratamento.







 

Telomonitoramento - Acompanhamos você de pertinho!

27 novembro, 2024

O nosso programa de telemonitoramento é uma forma de acompanharmos você durante o tempo OFF dos atendimentos. Ou seja, você estará em acompanhamento  para além do tempo que você passa na nossa sala de atendimento. 

Com um programa de exercícios individualizado para realizar na sua casa ou onde estiver, nós conseguimos acelerar sua recuperação e  monitorar por esse sistema, a execução do seu plano de tratamento.

Por ele, conseguimos saber se você teve dificuldades para concluir os exercícios/orientações e ainda temos um controle diário do nível de dor/desconforto.

Ao final do seu tratamento, é possível visualizar em gráficos, sua evolução e participação do que foi planejado para você.

TODOS OS NOSSOS PACIENTES TEM DIREITO AO TELEMONITORAMENTO SEM ACRÉSCIMO DE VALORES.

Agende sua avaliação!



 

Convênio por reembolso

27 novembro, 2024

Prezamos pelo tempo de qualidade!

Dentro da necessidade de cada paciente, traçamos um plano de tratamento individualizado.

Pelos recursos e formato de atendimento que oferecemos durante nosso tratamento, não é viável realizar os atendimentos diretamente pelos convênios.

Oferecemos então, a possibilidade da emissão de laudo técnico e elaboração de prévia para solicitação de reembolso junto ao seu convênio.


É um processo simples: entre em contato contato com a nossa equipe e após a sua avaliação, elaboramos toda a documentação necessária para você enviar ao seu convênio, juntamente com a nota fiscal dos valores pagos.

Dessa forma você pode receber o reembolso total ou parcial, a depender do seu plano de saúde.

Nós facilitamos o pagamento do seu tratamento, se desejar, você pode dividir o valor do seu tratamento em até 6x.


Não deixe para cuidar de você ou do seu familiar depois, entre em contato e vamos lhe auxiliar.

 

Lavagem Nasal

13 junho, 2023


LAVAGEM NASAL | Orientações



Após seguir todos os passos acima, introduza o soro lentamente (em jato suave mas contínuo) sem deixar que ele escorra pela própria narina que está entrando (vedar o espaço da aba nasal com a ponta da seringa de rosca).


LAVAGEM NASAL


VISTA LATERAL DA ANGULAÇÃO QUE A SERINGA DEVE SER POSICIONADA (Imagem abaixo)




Posição para realização de lavagem nasal simples


Sentada: A criança deve estar sentada no colo do adulto com a cabeça levemente posicionada anteriormente.

O adulto coloca uma mão na mandíbula da criança para estabilizá-la e então pressiona a sua bochecha na da criança para que ela não se movimente durante a técnica (Figura 3).



A lavagem de rinofaringe difere no posicionamento da criança, que não deve estar com a cabeça inclinada lateralmente e sim levemente inclinada para trás. Ao introduzir o soro, estimule a região abaixo do queixo (base da língua) para que a criança realize a deglutição do soro injetado. Repita esse processo aos poucos até que a quantidade total de soro indicada seja alcançada.



Referências: The Journal of Laryngology & Otology , Volume 135 , Issue 2 , February 2021 , pp. 110 -

 

Bronquiolite?

10 abril, 2023

Chegou o outono/inverno e algumas crianças sofrem com a famosa bronquiolite.

Infelizmente, ela é uma das grandes causas de internação em crianças menores de 2 anos. Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito.

Os sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias. Entre os desfechos da infecção respiratória, está a dificuldade em respirar, sinal de gravidade que evidencia a troca gasosa ineficiente, podendo inclusive ter como causa desse desconforto,  a obstrução ao fluxo por excesso de secreção nas vias aéreas.

Atente-se aos MÍNIMOS SINAIS como respiração mais curta, chiado no peito, com aumento de expansibilidade torácica e procure ajuda profissional.

O atendimento fisioterapêutico nesse caso será voltado para mobilizar e eliminar essa secreção, melhorar o padrão respiratório levando, através de manobras pressóricas, o fluxo de ar para áreas que não estão realizando a troca gasosa adequadamente.

Nosso atendimento é planejado caso a caso e sempre discutido com os pediatras e pneumologistas da equipe ou que já acompanham as crianças.

A maior parte dos casos são resolvidos com ótimo desfecho após 4 atendimentos. E a frequência desses atendimentos será determinada caso a caso. 

MUITO IMPORTANTE: O atendimento fisioterapêutico não se resume a realizar ASPIRAÇÃO NASAL INVASIVA, inclusive essa deve ser MUITO BEM PRESCRITA e em muitos casos chega a ser CONTRAINDICADA.

Larissa Aguiar Ayala

Fisioterapeuta

Crefito 3/363466-F


 

Fisioterapia dentro da UTI

1 fevereiro, 2023

Meus olhos estão aí, estampando a gratidão que pra sempre vou levar por ter a chance de cuidar em momentos tão difíceis. 

Pra mim, fisioterapia é sobre cuidar...


 

Fisioterapia em Neurologia e Neurocirurgia - Hospital São Paulo

1 fevereiro, 2023

Registro do fim da minha passagem pelo setor de Neurologia Adulto do Hospital São Paulo. QUANTO APRENDIZADO! 

 

Oximetria de pulso | Você sabe sua função?

1 fevereiro, 2023

         

Oximetria de pulso é maneira de medir quanto oxigênio seu sangue está transportando. Caso você tenha uma doença pulmonar aguda ou crônica, seu nível de oxigênio sanguíneo pode vir a ser menor do que o normal.

É importante saber se e quando isso ocorre, pois, em caso de queda do nível de oxigênio, as células do seu corpo podem ter dificuldade de trabalhar apropriadamente. 

O oxigênio (O2) é o "gás" que faz seu corpo "funcionar". Se você está com o "gás" baixo, seu corpo trabalha mal e caso receba a sua suplementação sem necessidade, ele pode ser tóxico ao seu organismo. Ou seja, níveis baixos ou em excesso de O2 sanguíneo podem prejudicar o funcionamento do seu coração e seu cérebro. 

Oxímetros também apresentam a função de medir a frequência cardíaca, sendo úteis na prática clínica de atendimentos. Essa medida, favorece e permite que o paciente alcance um número de batimentos por minuto seguro para sua idade e condição de saúde. 

É dessa forma que conseguimos realizar o treino de aptidão cardiorrespiratória.

Inclusive, você sabia que esse treino pode te ofertar maior conforto e rendimento durante atividades do dia-a-dia e ainda favorecer a saúde do seu coração?

Entre em contato para iniciar o seu tratamento!

Será um prazer cuidar de você e potencializar a sua saúde!